Mundo do Orkut

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Sabor Africano

Dois aspectos podem ser observados em relação à influencia Africana na culinária brasileira: o modo de preparar e temperar os alimentos e a introdução de ingredientes. Ao chegar ao País, as mulheres tiveram de improvisar com os materiais disponiveis em solo nacional: na falta do inhame, usaram a mandioca: sem as pimentas africanas, utilizaram o azeite-de-dendê, que ja conheciam da Àfrica, e incorporaram à gastronomia os animais a que tinham acesso, como tatus, lagartos, cutias, capivaras, préas e caranguejos, preparados nas senzalas.
Os ingredientes trazidos para o Brasil durante a colonização constituem hoje importantes elementos da cultura brasileira. Vieram da África, entre outros, ococo, a banana, o café, a pimenta malagueta e o azeite-de-dendê. Na Região Nordeste, também são populares o inhame, o quiabo, o gengibre, o amendoim, a melancia e o jiló. O acarajé, maior símbolo da cozinha afro-brasileira, mistura feijão-fradinho, azeite-de-dendê, sal, cebola, camarões e pimenta. A popular pamonha de milho, por sua vez, origina-se de um prato africano, o açará.

Fontes: www1.folha.uol.com.br/fol/brasil500/comida6html e Caderno do Professor do material A Cor da Cultura, disponiveis no site http://www.acordacultura.org.br/


RECEITA

SCONES (pãezinhos)

Ingredientes
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de acúcar cristal
1 colher (sopa) bem cheia de fermento em pó
1 colher de  (café) de sal
4 colheres (sopa) de margarina
1 ovo inteiro
150 ml de leite

MODO DE FAZER

Peneire a farinha, o açúcar, o fermento em pó e o sal em uma vasilha. Adicione a margarina e friccione delicadamente, com a ponta dos dedos, até ficar em migalhas.
Em outro recipiente, misture o ovo e o leite e adicione-os à massa, mexendo delicadamente, sem amassar. Vire a massa em uma superfície plana, previamente enfarinhada, e estique-a com as mãos, até que fique com 2 cm de espessura. Corte em quadrados ou circulos (com auxilio de um copo) e coloque em uma forma untada. Pincele a superficie dos pãezinhos com a gema e leve ao forno quente (250ºC) de 10 a 15 minutos ou até dourar. Sirva quente. Você pode ainda rechear com geléia, manteiga, etc.

Fonte: site do Consulado Geral da República da África do Sul em São Paulo, http://www.africadosul.org.br/


2 comentários:

  1. Olá professora,
    também sou professor, mas tenho menos experiência na atividade docente que a senhora e gostaria de saber se há alguma possibilidade, caso a senhora tenha algo elaborado a respeito, de a senhora nos apresentar que conteúdos específicos podemos trabalhar na disciplina de História e cultura afro-brasileira e indígena no Ensino Médio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha Cleber! Responde três anos depois, que tem como sim caso ainda tenha interesse!

      Excluir